segunda-feira, 29 de março de 2010

Mas qual o melhor bacalhau?

Depende p/ que!!
Saiu no site da GNT, clica no título da postagem e da uma olhadinha...

  • Na Páscoa, servir bacalhau é uma tradição. Mas você sabia que, de acordo com a receita, muda o tipo de peixe a ser comprado? Segundo a chef Renata Bessa, do Buffet Chapatti Gastronomia, existem cinco variedades de bacalhau: Porto ou Morhua, Macrocephalus, Saithe, Ling e Zarbo. “O Morhua e o Macrocephalus ficam ótimos quando preparados inteiros, enquanto o Saithe, o Ling e o Zarbo são ideais para desfiar”, explica ela.

    Embora o Morhua seja considerado o bacalhau mais nobre, o Macrocephalus também é classificado como um peixe superior. “Os dois são bem parecidos, mas o Macrocephalus tem uma mancha branca na ponta do rabo”, ensina Renata. “O Morhua tem a carne mais tenra, que se solta em lascas ao ser cozida. E ambos podem ser grelhados ou assados”, diz ela.

    Aprenda a fazer bacalhau com tapenade

    O bacalhau Saithe tem sabor forte, cor mais escura e é fácil de desfiar. Por isso, serve como ingrediente de bolinhos e pratos como saladas ou ensopados. Já o Ling, o peixe mais estreito da espécie, custa um pouco menos e também é encontrado em lata. “O Ling combina com ensopados e risotos, podendo ser usado em receitas que vão ao forno, como o escondidinho”, conta Renata.

    O Zarbo é o menor bacalhau e sua carne não é tão nobre. “Como ele fica bom desfiado, é usado para preparar caldos, pirão, bolinhos ou fritada”, garante Renata. A chef ainda ressalta as três classificações do peixe: imperial, universal e popular. “O imperial é o melhor de todos, pode ser grelhado ou fatiado. O universal tem pequenos defeitos que não comprometem o sabor e seu uso na receita depende da variedade de bacalhau escolhida. Já o popular é ideal para bolinhos, risotos, saladas e fritadas, por exemplo”, afirma ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário