terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Receita de Cordeiro na Marcia Peltier

Canal: Gourmet

08 Dezembro 2009

Cordeiro

Descendente de brasileiros, portugueses, austríacos, alemães e italianos, Renata Bessa, do Buffet Chapatti, não poderia ter escolhido algo diferente: a gastronomia contemporânea. A banqueteira mistura os sabores do ocidente com os do oriente. Ela não esconde como escolheu a profissão: "Eu nasci na cozinha. As mulheres da família sempre se reuniram para cozinhar por qualquer motivo, em datas especiais ou simplesmente por ser domingo. Desde criança, subia no banquinho para alcançar a pia e participava de tudo".

Ela lembra que certa vez teve de improvisar. "Sempre deixamos toda nossa mise en place pronta. Ou seja, separamos todos os ingredientes e matérias-primas que vamos utilizar de forma a agilizar ao máximo o nosso serviço. Um dos facilitadores é colocar líquidos em bisnagas, como temperos de saladas, creme de leite fresco e caldas. Isso torna a montagem do prato mais precisa e rápida. Num evento tínhamos sopa de cenoura com gengibre, e, no momento em que fosse ser servida, deveria ser acrescido o creme de leite, para dar mais sabor e dualidade na cor, mas as bisnagas foram confundidas e colocou-se leite de coco. A combinação ficou tão gostosa que foi incorporada ao cardápio do Chapatti", revela a chef.

Com tantas histórias, ela, com 29 anos, acabou assumindo o comando da cozinha do clã. “Apesar de todos acreditarem que um carré de cordeiro é um prato de difícil preparo, longa duração e ideal para se comer em restaurantes sofisticados, resolvi revelar alguns truques. Por ser uma carne jovem, trata-se também de uma carne macia, o que automaticamente exige menos tempo de cozimento”.

Confira as dicas para o Carré de Cordeiro com Cerveja Preta

Ingredientes:
350 gramas de carré de cordeiro
01 maço de alecrim
01 maço de tomilho
01 cebola média
01 pimenta dedo de moça
02 dentes de alho picados finamente
500 ml de cerveja preta (frutada)
Sal
Azeite
Pimenta do reino

Preparo:
Limpar o carré e retirar todo excesso de gordura. Depois, colocar em um recipiente.

Marinada:
Picar a cebola e a pimenta dedo de moça grosseiramente;
Desfolhar o tomilho e o alecrim;
Colocar a cebola, a pimenta dedo de moça, o tomilho, o alecrim, o alho, a pimenta do reino e o sal envolvendo o carré;
Acrescer a cerveja preta e deixar por uma hora para que pegue o tempero

Para o carré:
Aqueça uma frigideira;
Escorra o carré da marinada e coloque-o na frigideira quente, deixando até que se descole;
Com a ajuda de uma pinça, vire-o e repita para o outro lado;
Assim que se descolar, leve ao forno, em temperatura de 160 graus, por 10 minutos coberto com papel alumínio;
Coloque a marinada na frigideira e deixe todos os ingredientes terminarem de liberar seu sabor (aproximadamente por 5 minutos), coe a marinada e regue o carré na montagem do prato.

Está pronto pra servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário