sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Ceviche: receita e um pouquinho da história

"Ceviche é um prato de origem peruana baseado em peixe cru marinado em suco de limão ou outro citrico. O essencial é que o pescado seja branco (sem muita gordura, nem músculo vermelho, como o sangacho do atum), mas de carne firme; camarão, lagosta ou mesmo polvo podem também ser usados.
Laranja também pode ser usada, mas um citrino que lhe dá um gosto especial é a lima, um pequeno limão com a casca e a polpa esverdeadas.
Outros ingredientes “obrigatórios”, pelo menos no Peru onde é considerado o “prato nacional”, são a cebola preferencialmente roxa * e o piri-piri ou pimenta (no sentido brasileiro). Ingredientes acessórios, mas aparentemente muito importantes naqueles países, são o abacate, o milho, ou a batata-doce, ou seja, um legume amido * para dar mais “consistência” e equilibrio* ao prato. A salsa, o coentro e outros "cheiros verdes" também são quase sempre utilizados.
Pode servir-se como entrada, acompanhado com pipoca, bolachas de água e sal, tortilhas mexicanas, batatas fritas ou pão. Ou pode ser o prato principal duma refeição, acompanhado com batatas “portuguesas” ou doces cozidas, ou milho cozido."

Fonte: Wikipédia
Obs: comento em laranja*


Gosto muito de ceviche e da flexibilidade que ele dá de misturar os sabores. Frutas doces e/ou mais gordurosas (manga, abacate) ajudam a equilibrar a acidez.
Peruanos tradicionais me perdoem a desconstrução...mas que fica uma delicia é inegável! Experimentem!



Ceviche "desconstruido"
Rendimento: 1 porção
Ingredientes

- 250 gramas de peixe branco (firme)
- 02 limões sicilianos
- 10 gramas pimenta dedo-de-moça
- 05 folhas de coentro
- sal a gosto
- 20 grs de cebola roxa
- 25 grs de abacate maduro, ou manga bem firme
- 03 ciboulettes cortadas grosseiramente


Modo de preparo
Corte o peixe branco em cubos de aproximadamente 1cm3.
Para fazer a marinada, corte a pimenta dedo-de-moça em pedacinhos bem pequenos.
Corte a cebola roxa em cubinhos bem pequenos (brunoise)
Numa tigela, junte todos os ingredientes. Misture bem.


Dica: Gosto de servir com chips de mandioquinha ou de inhame...humm uma delicia!! E sempre que faço sem frutas chips de banana da terra é um ótimo acompanhamento.


Experimente!!

Um comentário:

  1. Podia ter se esforçado mais e feito uma pesquisa ao invés de copiar e colar do Wikipedia.

    ResponderExcluir