segunda-feira, 8 de março de 2010

Tempos & Movimentos

Chef de Cozinha especializada em eventos Unir dotes culinários com a expertise em eventos, não é para qualquer um.
Você quer tentar?!

Entender o conceito do evento, acompanhar o desenvolvimento do projeto, conhecer o espaço e o seu público–alvo...São pontos que até algum tempo atrás eram explorados pelas agências. Mas com o crescimento e a profissionalização do mercado se tornaram quesitos explorados, também, pelos chefs de cozinha.
Em todos os eventos corporativos é preciso ter um cardápio que siga o conceito criado pela agência. Preparar o menu que irá recepcionar os convidados é uma fase de extrema importância no planejamento.
Paralelo ao mercado de eventos, a profissão de chef de cozinha se tornou algo comum e os conhecimentos da alta gastronomia se tornaram acessíveis. E justamente nessa fase surge uma especialização nessa área. O chef de cozinha que une os dotes culinários com a expertise, ou jogo de cintura, em eventos.
A chef Renata Bessa, proprietária do Buffet Chapatti, se especializou em preparar menus para eventos corporativos e sociais. Para chegar até essa área se formou no curso de Chef de Cozinha Internacional, do Senac, e como já atuava na produção de eventos uniu as duas atuações.
“Contratava buffets para os eventos que produzia. Quando vi já estava super inteirada com a cozinha e logo passei a ser contratada pelas agências para cuidar da logística e coordenar. Neste momento resolvi montar meu próprio buffet”, explica a chef que já atuou em eventos como Nokia Trends, Guy Bourdin – MUBE, LaChapelle – MUBE, Lounge Vogue e GNT no SPFW, Show Bboys & Macy Gray, In na Absolut World, entre outros.
Os cardápios precisam ser minuciosamente preparados de acordo com o perfil do evento. Renata aponta que é necessário conhecer muito bem o cliente, a faixa etária dos convidados, a duração e o motivo do evento. “Quanto maior o número de informações sobre o evento mais harmônico e equilibrado será o menu, desde a formação do cardápio até a apresentação dos pratos”, define.


Mas não basta apenas preparar um saboroso menu. O chef de cozinha que escolher trabalhar com eventos precisa buscar conhecimentos sobre o dia-a-dia da área. O “chef” precisa ter noções de gerenciamento e coordenação de eventos e equipe.
De acordo com a sua experiência, Renata alerta que a infraestrutura de trabalho de cada evento é sempre uma surpresa, principalmente para os eventos corporativos. “Às vezes trabalhamos em tendas improvisadas ou em salas de reunião que não tem instalações de cozinha. Um chef precisa ser dinâmico, prático e ágil, para manter a harmonia da equipe de cozinha e o padrão do seu trabalho".
Assim como os profissionais do mercado de eventos, é fundamental que o chef de cozinha especializado nessa área saiba lidar com os imprevistos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário