quinta-feira, 25 de março de 2010

Nesta época do ano o ovo é o principal protagonista na hora de presentear. Mas não só de chocolate vive a tradição da Páscoa. Em 1885 o Czar russo Alexandre III encomendou ao joalheiro Carl Fabergé uma jóia que seria dada à sua esposa. O resultado foi um ovo de ouro esmaltado aparentemente simples, mas que dentro guardava uma gema também de ouro, que por sua vez escondia uma galinha que continha um pingente em rubi e uma réplica da coroa imperial feita com diamantes.

O Spring Flower Egg, uma réplica do Fabergé original, produzido pela Alfa Joalheria, de São Petersburgo

A imperatriz ficou tão impressionada com a obra que o Czar decidiu encomendar um ovo por ano, sempre para o período da Páscoa. A cada nova criação a complexidade e o valor das jóias aumentavam. Em 1917 foi feito o último Ovo Fabergé para os Czares, totalizando 50 peças. Outras famílias reais e nobres europeus também encomendaram Ovos Fabergé ao joalheiro que produziu mais 65 deles.
Atualmente muitas dessas jóias estão desaparecidas ou foram destruídas, outras se encontram no Museu do Kremlin em Moscou e algumas foram vendidas para colecionadores. Em 2004 um leilão vendeu 9 Ovos Fabergé pela quantia aproximada de R$250 milhões. Para os interessados, a joalheria Alfa Jewel, de São Petersburgo, está produzindo réplicas quase idênticas (apenas dois centímetros maiores) de alguns dos mais incríveis Ovos Fabergé conhecidos. O preço? Cerca de R$750 mil cada.
fonte: Gastrô Comunicação (clica no título da postagem e acesse o link)

Nenhum comentário:

Postar um comentário