segunda-feira, 3 de maio de 2010

Festa de Casamento - tipos de serviços para cada ocasião

Criado em Seg, 03/05/2010 09h56

Por Vila Dois


Casar está mais do que na moda, tanto que cada vez mais você encontra um serviço diferente para a data, isso em qualquer situação, em um casamento à noite ou em espaços abertos em pela luz do dia. Independente da escolha, o primordial da festa é contar com um bom serviço de buffet, que vai adequar a melhor forma de servir o almoço ou jantar conforme a ocasião, sem deixar os convidados reclamando no final da festa.
Quem conhece bem essa realidade é a Chef Renata Bessa, do Buffet Chapatti, que é especialista em gastronomia contemporânea e chega a fazer cerca de dez casamentos por mês. Segundo a Chef, o perfil dos convidados e a ocasião é que determina o cardápio e tipos de serviços a serem escolhidos. "Para uma festa com música, em um dia de semana com convidados animados que adoram se divertir, o ideal são coquetéis totalmente volantes (quando os convidados ficam em pé e os garçons servindo bebidas e petiscos). E incluir mini degustações leves, como, por exemplo, risotos em cumbuquinhas, um picadinho ou quem sabe um peixinho com cuscuz marroquino e alguns docinhos para finalizar". Essa pode ser uma boa pedida para substituir o jantar tradicional, mas sem perder a elegância.
Se os noivos optarem pela festa à noite, isso no sábado e com convidados de todos os tipos, desde adolescentes a idosos, Renata indica algo mais substancioso, ou seja, um coquetel com ilhas de degustações quentes e frias, além de sugestões de massas e risotos em pratos maiores para os convidados.
"Por ser casamento, independente do local, é importante que haja pratos reconfortantes para todas as idades, principalmente para os convidados mais idosos. Duas a três opções de pratos quentes volantes (servidos pelos garçons) são ideais para este formato", acrescenta.
Na hora de escolher a quantidade de porções e tipos de prato para cada convidado também é necessário levar em consideração se haverá cerimônia ou não. "Casamentos antecedidos por cerimônias exigem sempre algo mais substancioso e coquetéis de curta duração. Nestes casos, os convidados já estão em função do casamento desde cedo indo a cabeleireiros, se arrumando e quase não têm tempo de comer. As cerimônias por mais curtas que sejam demoram e muitas vezes os convidados devem se deslocar para outro ambiente aonde acontece a festa. Quando chegam estão com muito apetite", aponta.
Geralmente casamentos em hotéis ou lugares mais requintados e formais exigem que os convidados fiquem sentados à mesa, aí o jantar empratado é imprescindível. "Já na praia ou um lugar aberto é possível trabalhar com ambientes descontraídos formados por sofás e pufes, com um coquetel e ilhas de quitutes mais simples, com frutas, palitos de legumes, tomatinhos com manjericão e mussarelinha de búfala, saladinhas em taças de Martini ou copos, isso otimiza o serviço dos garçons e garante o bom atendimento dos convidados", explica a Chef. Já Gislaine Oliveira, que também trabalha na área, lembra de escolher um cardápio com alimentos mais leves e menos perecíveis. Segundo ela, a cozinha brasileira, funcional e saudável está ganhando cada vez mais espaço e sendo muito elogiada pelos convidados.
Renata compartilha a mesma opinião e dá algumas sugestões que não podem faltar na festa. "A idéia da simplicidade e da utilização de ingredientes brasileiros têm agradado muito todos os tipos de noivos. Bobó de camarão, escondidinho de carne seca, cuscuz, brandade de bacalhau, picadinho de mignon com farofinha caseira, todos estes pratos tem sido muito requisitados em casamentos", indica.
O que antes era considerada mesa de frios hoje é chamada de ilha gastronômica. O conceito de se servir é o mesmo, mas o que muda são as preparações. "A gastronomia se desenvolveu muito de alguns anos pra cá e o acesso a ingredientes diferentes e apresentações inusitadas estimularam a criatividade de todos, portanto possibilitaram substituir a mesa de frios por opções mais coloridas, saborosas e elaboradas".
Para quem optar um casamento mais simples, com apenas um coquetel, principalmente quando os convidados ficam muito tempo sem comer, Renata dá uma super dica. "Escolher algo saboroso, que alimente, e partir para o lúdico". Isso inclui brincar com apresentações de pratos triviais. "Não saem caro, alimentam e ficam descoladinhos quando bem feitos e bem apresentados". Entre as opções ela cita ragus, estrogonofe "todo mundo gosta" sempre em cumbuquinhas ou em pratinhos bem montados.

Goodie de Tomate Seco e gergelim preto/Chef Renata BessaAbobrinha com presunto cru e pimenta biquinhoCeviche de Polvo/Chef Renata BessaMousse de creamcheese com goiabada/Chef Renata Bessa
Finger Food da Chef Renata Bessa
Foto: Goodie de Tomate Seco e gergelim preto/Chef Renata Bessa
Na dúvida entre colocar os docinhos na mesa dos convidados ou só deixá-los na mesa especial para os doces, a Chef aconselha as duas opções. "Acho delicado o garçom servir docinhos nas mesas dos convidados mais idosos ou daqueles mais envergonhados que não se sentem tão à vontade em pegar uma boa variedade e levar para sua mesa". Como uma das atrações principais da festa, a mesa de doces deve ser mantida porque além de funcional é algo que todos os convidados esperam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário