sábado, 30 de janeiro de 2010

Lá da Venda _ Heloisa Bacellar

Há muito tempo venho querendo visitar o Lá da Venda da Heloisa Bacellar. 
Conheci seu trabalho quando ganhei um de seus livros, seu primeiro, Cozinhando para Amigos, (de uma grande amiga por sinal), e amei a maneira criativa e prática como ele é distribuido: Amigos e crianças num dia de chuva; Um Chá da tarde Francês; Um almoço vegetariano...todos os temas ilustrados, com receitas incríveis que lembram a minha infância! Muito caseiro, muito caprichado e amoroso. 
Pois fomos almoçar...Enquanto o Xu estacionava o carro (não tem serviço de manobrista) entrei!
O ambiente é muito gostoso, familiar, com artesanatos selecionados cuidadosamente, bonecas de pano, panos de prato e um balcão com bolos, tortas, doces brasileiros e queijos da Serra da Canastra!!! Uma mistura incrível que resgata valores de uma época saudosa...em que eu era criança ...reflete a simplicidade, a cordialidade e a proximidade entre as pessoas das cidades de interior.  
Sentei no mezanino; o terraço, muito aconchegante, não tinha mesas disponíveis. 
Para beber...sucos orgânicos de maçã, uva, amora...delícia!! E...Tubaína...original, garrafa grande...o Xu vai adorar (ainda estava estacionando o carro...sábado, na Vila Madalena, não é fácil...rsrs) resolvi pedir o de maçã.
O cardápio é bem simples, conciso, com poucas opções, apenas um prato do dia e tortas com salada...há tb uma opção para crianças...espaguetinho na manteiga (se eu não me engano).
O Xu chegou, pediu a Tubaína, e enquanto esperávamos o prato principal, uma porçãozinha de diversas azeitonas e pasteizinhos de fubá recheados de carne foram oferecidos pela Venda. Os pastéis estavam realmente muito gostosos!!
Escolhemos o Afogadinho acompanhado de arroz branco, farinha de mandioca e banana cozida, o prato do dia. Para nossa surpresa, uma saladinha bem temperada, numa cumbuquinha de agata, compunha o nosso pedido. Não soube muito bem como deveria comer o Afogadinho: pedaços de músculo num caldo bem saboroso...O Xu logo entendeu, colocou a farinha de mandioca, misturou, colocou o arroz, misturou...e comeu...hummm uma delicia...mas eu não consegui...rsrs experimentei o dele, lógico...mas não aderi a tanta mistura, acabei por almoçar um consomê de musculo e pedacinhos de carne... com banana. 
E rumo à sobremesa... bem caseira...bananada, goiabada, bolo de cenoura com chocolate, sorbets caseiros de diversos sabores, bolinho de pistache (tipo cupcake)...e torta de chocolate com algum sorvete que eu não me lembro. Interrompidos por um telefonema tivemos que pedir a conta...aniversario da minha tia avó...chá da tarde na casa dela...já eram quase 16h30 e logo embarcariamos em outra refeição...rsrs! Resolvemos parar por alí. Pedimos um café e a conta. Descemos para passar o cartão e enquanto Xu foi buscar o carro fiquei namorando uns lindos bichinhos de madeira, feitos à mão por um senhor do interior, escolhidos a dedo pela própria Heloisa...que aliás estava lá, autografando livros, e recebendo a todos com muito carinho!! Simpatississima!!! Amei um ornintorrinco de madeira, minusculo, lindoooo mas acabei comprando uma fatia de torta de chocolate para viagem...rsrsrs

 

  

fotos: Blog Comidinhas

Lá da Venda: Rua Harmonia, 161, Vila Madalena, São Paulo. Tel. 11 3037-7702.

Nenhum comentário:

Postar um comentário