segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Alimentação Saudável nas Ruas da Europa

Senti, nessa viagem, em todos os paises que fui, um movimento alimentar em benefício da saúde e do meio-ambiente. Talvez por ser este o momento em que eu me encontro, acabei por dar mais atenção a este conceito e esteja sendo tendenciosoa.
Em Londres, com um Pret a Manger em cada esquina, pude reparar que mesmo sendo uma grande rede, é possível conservar os valores da cozinha de família, fresquinha, caprichada, dentro de um formato fast food, com alimentos padronizados!!
É um prazer comer no Pret a Manger...frutas lindas, saborosas, geladinhas, sanduiches naturais, saladas, tudo muito fresquinho, obedecendo a uma politica incrivel de proteção a pequenos produtores, utilizando o máximo possivel de fornecedores locais.
O abastecimento é diário, e nenhuma preparação tem data de validade, porque tudo o que não é consumido é doado ao final de cada dia.
A preocupação com a sustentabilidade, logicamente, se estende para os recipientes em que são vendidos os alimentos, cheguei a ver um copinho descartável, que parecia ser de plástico, com salada de frutas, escrito "i´m not plastic", incrível né? E tem mais, eles não desejam ou defendem de forma alguma ter uma franchise!! Negam com todas as forças em benefício da preservação de todas essas características!




Outra coisa que pude reparar é a frequência com que estão sendo vendidas porções de frutas, legumes, cereais... na rua, no metrô, nos cafés, até no Museu de Ciência, que por sinal tem um restaurante de comidas rápidas muito legal. Em meio a um design sensacional, vendiam palitos de cenoura, pepino e salsão em embalagens porcionadas, além de frutas picadas ou inteiras ...nao acredito que estava sem a máquina nesse dia p/ registrar tudo isso!


A feirinha de Notting Hill marca a presença clássica de alimentos saudáveis e preparações caseiras.

Brusquetas preparadas na hora em pão também feito pelo casal

Em Paris, no metro, diversas vezes comprei maçãs e bananas, numa banquinha.

Em Roma, na rua, volta e meia eu me deparava com barracas de frutas, e coco em lascas
Essa barraquinha é pertinho do Coliseu


Sempre que quisesse beliscar alguma coisa as opções naturais eram abundantes!! Fora as castanhas portuguesas assadas na lata que eram imperdíveis!!


Deviamos seguir este exemplo e substiuir os salgadinhos e chocolates, belisquetes do dia dia, por frutas e palitinhos de legumes!! Tomara que esta febre pegue para que seja facil encontrar porções fresquinhas e de excelente qualidade em qq esquina!

3 comentários:

  1. Será que vamos demorar mais 500 anos pra chegar nesse patamar ou ja podemos arregaçar as mangas e começar a mudar já?

    ResponderExcluir
  2. Nossa né? E no Brasil é tão mais fácil!!
    Saudades de vc Má!!!
    bjbj

    ResponderExcluir
  3. Tomara MESMO Re! Eu iria adoraaaar :)

    ResponderExcluir