domingo, 25 de abril de 2010

Abertura da exposição de Iberê Camargo no Lasar Segall

EEE e foi a gente que fez os quitutes!!

25/04/2010 - 17h56

Museu revela expressionismo de Iberê Camargo e Lasar Segall

Endereço: r. Berta, 111, Vila Mariana, zona sul, São Paulo, SP. Classif. etária: livre.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações
colaboração para o Guia da Folha
Divulgação
Obra de Iberê Camargo, que está em cartaz na mostra "Cálculo 
da Expressão", no Lasar Segall
Obra de Iberê Camargo, que está em cartaz na mostra "Cálculo da Expressão", no Lasar Segall
O Museu Lasar Segall traz o expressionismo de Iberê Camargo, Oswaldo Goeldi e Lasar Segall --artista lituano que dá nome à instituição na zona sul de São Paulo--, em 64 gravuras.
A exposição "Cálculo da Expressão", que estreou no sábado (24), mostra as diferentes versões do expressionismo apresentadas pelos três artistas plásticos, que trabalham temas como a solidão, a morte e a questão do indivíduo no mundo.
As cores escuras, os traços tortuosos e os personagens retratados em becos estão na série "Ciclistas", de Camargo, e em "Pescadores", de Goeldi.
Com curadoria da historiadora Vera Beatriz Siqueira, a mostra fica em cartaz até 10 de julho.

 fonte: guia da folha

sábado, 24 de abril de 2010

Comida di Buteco - BH

JILÓ NA MESA

Acontece em Belo Horizonte a décima primeira edição do Comida di Buteco. A capital mundial dos bares estará ainda mais movimentada durante o Festival. Quarenta e um tira-gostos competem pelo título de melhor do ano.
Beto Eterovick
Língua ao molho com purê de ervilha e bacon acompanhada de pão de jiló, do tradicional Café Palhares para o Festival


Para esta edição o ingrediente obrigatório nas receitas foi o Jiló. Famoso por sua pouca aceitação nas mesas, este fruto aparece no cardápio dos botecos em forma de caponata, chips, carpaccio, empanado, acebolado na manteiga e muitas outras que prometem agradar o júri botequeiro.
A votação será nos próprios bares, basta você pedir o prato e preencher a cédula. Um júri especializado também votará para eleger os cinco vencedores nas categorias melhor tira-gosto, melhor atendimento, melhor higiene do local e melhor temperatura da bebida. O Comida di Buteco vai até o dia 09 de maio.
fonte: Gastrô Comunicação

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Camarão ao Leite de Coco

Receitas
Camarão ao leite de coco
Camarão ao leite de coco
Fonte
Renata Bessa - chef do Buffet Chapatti Gastronomia
História / Cultura

O nome Chapatti vem do pão indiano, considerado o mais simples e comum dos pães. Existem relatos de que foi o primeiro pão de que se tem notícia na história das civilizações, e que é consumido há mais de dez mil anos no vale do rio Indus. A chef Renata Bessa escolheu esse nome para o Buffet, por ser um alimento que reflete a simplicidade, a celebração da vida, o respeito e a tradição renovada.
Tempo de Preparo
Rápido - 1 hora
Rendimento
2 porções
Dificuldade de preparo
Fácil
Custo aproximado
Alto
Ingredientes

6 camarões grandes (sem cabeça)
50 ml de azeite
15 g de pimenta dedo de moça bem picadinha
6 folhas de coentro
150 ml de leite de coco
10 g de gengibre ralado
5 g de curry
1 pêssego em calda
Sal quanto baste
60 g de cuscuz marroquino
60 ml de água
1 cenoura em cubos pequenos
1 abobrinha em cubos pequenos


Modo de preparo

Preparo dos camarões:

Em uma frigideira sele os camarões em azeite e reserve.
Nessa mesma frigideira acrescente o leite de coco, o gengibre, a pimenta dedo de moça, o curry e as 3 folhas de coentro.
Aqueça até que todos os ingredientes soltem seus aromas.
Adicione os camarões e acerte o sal. Sirva com o cuscuz e o pêssego em calda.

Preparo do cuscuz marroquino:

Hidrate o cuscuz em água quente. Após hidratado adicione a cenoura e a abobrinha já picadinhas, acerte o sal e sirva.


Dica

Assim que os camarões perderem a transparência, estarão no ponto.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Almoço de hj! Tainha Jacaré

Inspirados né? pois é! Estamos, e muito produtivos por sinal, rsrsrsr.
Hj às 8h00 já estavamos no mercado municipal em busca de bons camarões para um jantar que faremos amanhã. Sem ter tomado café da manhã, e há hrs andando pelo mercado estávamos famintos...decidimos ao inves de comer um clássico lanche (que sempre comemos) resolvemos fazer um peixinho, alias um peixão...uma tainha bem grandinha, Tainha Jacaré, o couro tem uma trama aberta, parece couro de Jacaré. Depois da função de preparar temperar fomos percebendo que a nossa fome não daria conta desse tamanhão de peixe, mas ...já estava pronta, só faltava assar, assamos, comemos...e ainda tem p/ almoço de amanhã! Será?
Recheamos com farofa, e temperamos com limão e sal!! Delicioso! Atente à foto como está visível o ponto, bem no meio ta cru e em volta bem ao ponto! É uma maneira deliciosa de servir a tainha, a diferença de ponto cria texturas, espetacular! Olha que lindo esse prato que o Xu montou ! Cortou em posta depois de assado!

Almoço de ontem

Olha o que o Xu, preparou p/ almoço! Recebemos um kit de massas pré cozidas p/ degustação, e ainda não tínhamos experimentado, foi então que o Xu resolveu preparar para o nosso almoço! Aproveitou para testar diversas formas de finalização, além dos molhos é claro.
Que tal? Em plena terça feira, no meio da correria, delicia né?
- Caneloni de abóbora com carne seca e molhinho de gorgonzola (aquecido no micro ondas)
- Conchiglioni de gorgonzola com molhinho de tomates frescos (aquecida em água fervente)
- Trouxinha de rúcula com tomate seco e mussarela de búfala fritinha (salteada na manteiga)
A apresentação ficou linda, e todas elas estavam gostosas, mas o melhor método de finalização é aquecido no molho (método que não fizemos aqui), como esperávamos, no micro ondas a massa perdeu textura, ressecou...e aquecida na água, acaba, invetalvelmente liberando água no prato (foto)... a salteada, assim como o aquecimento no molho, é tb uma boa opção, mas funciona melhor para massa inteiramente fechada, o conchiglioni por exemplo perderia seu recheio....



domingo, 11 de abril de 2010

Filet en crôute

Esse sábado de manhã resolvi fazer um teste de filet mignon en croute. Quero fazer uma receita com a dedicação dos "Dias das mães" da minha infância, comidinha caseira, receita de vó.
Liguei p/ minha mãe p/ saber se ela tinha alguma sugestão desse tipo e ela me lembrou dos livros q ganhei da minha avó. Basicamente uma "enciclopédia", formada por 10 volumes, da Abril Cultural (era este o nome da editora na época). O nome? Bom Apetite, edição de 1968 - uma relíquia!
Aliás preciso passar um dia só escrevendo sobre isso. O livro I começa divagando sobre a cozinha moderna, sobre como este ambiente da casa tornara-se um ambiente importante e habitado: "Antes a cozinha era um lugar para esconder. Hoje em dia, é considerada o ambiente mais importante de tôda a casa. A mulher moderna procurou transformá-la num lugar onde imperem confôrto e praticidade e muita, muita vontade de cozinhar" (sic).Lindo, né?
Além de dicas sobre a disposição dos equipamentos (fogão, geladeira), a introdução orienta a dona de casa sobre a decoração adequada p/ uma cozinha harmônica!!
Logo na página seguinte um guia de utilização dos eletrodomésticos - "A eletricidade a seu serviço" (sic) - começando pelo liquidificador: Há quem faça até massa de bôlo no liquidificador" cita o guia; passando pela batedeira elétrica chegando ao mix! É romântico, é cuidadoso, é desta cozinha AMOROSA que eu tenho saudades e tento reproduzir...essa cozinha lenta, envolvente...
Livro sensacional!!!!...merece uma página inteira de post.
Mas vamos voltar ao filet en croute, minha mãe comentou tb sobre uma receita em que o filet mignon é selado, envolvido com patê de fígado e depois com massa folhada. Adorei a idéia...mas achei um pouco forte para as crianças! Fui em busca de uma solução nos livros do Bom Apetite e na pg 672 do vol III encontrei " Filet à française en crôute", era isso que eu queria!!! Achei!! Mas lá estava o fígado de novo!! E cogumelos secos e bacon...e as crianças? Quase...estava quase! Pensei então em simplificar um pouco e resolvi fazer o filet com presunto cru e massa folhada!
Como eu fiz:
Temperei bem o filet mignon (+ou - 1kg, sem cordão e sem "cabeça") com cominho, pimenta do reino, páprica, alho, salsão e pimenta dedo de moça, reguei com vinho madeira e deixei marinando uns 20 min.
Em uma panela grande, bem quente, selei a peça inteira
Envolvi com presunto cru e toda a sua gordurinha para umidecer bem a carne, depois de coberto coloquei sobre a massa folhada e fechei com as abas da massa para dentro, deixando-o bem hermético. pincelei com gema de ovo a volta toda.
Foi para o forno por uns 30min (até dourar a massa).

Dicas:
Forrei uma assadeira com papel aluminio, para não ter que lavá-la depois, sem untá-lo, a massa folhada é tão gordurosa que não vi necessidade...pois TEM, grudou! O papel aluminio grudou na massa...TEM QUE UNTAR O PAPEL!

Olha ele aí grudado no papel...rs mas tá bonito né?




Com dificuldade retirei todo o papel e passei p/ uma travessa, servi com figos em calda! Espetacular!! Passei um pouquinho o ponto pq em casa as crianças sempre reclamam: - tá saindo sangue da carne...rs eu adoro...mas não é só pra mim, né?




terça-feira, 6 de abril de 2010

Pra finalizar...Chá!!

Bom depois de tudo isso...ops, até pulei os detalhes da sobremesa...voltando...
A conversa estava ótima e as framboesas no fogo, todo mundo palpitando na vida de um... de outro, como acontece numa intensa reunião de familia...e as framboesas lá, sozinhas...até que elas se manifestaram e o cheiro do hadoque foi substituido pelas esquecidas framboesas no fogão...mas comemos mesmo assim, deliciosas com sorvete de macadâmia...chic! Rs
Mas chic mesmo era o chazinho!! Ja deviam ser umas 20h30, e olha que o chá veio logo após a sobremesa!! Caca, arrasou!!!

Saladinha com molho de mostarda e Alcaparras

Foi a tia Yolanda tb, a dona do cuscuz! As saladas dela são sempre espetaculares! Essa tinha folhas verdes, pupunha desfiado, tomatinho cereja bem docinho e alcaparrones!!! No molhinho, mostarda e alcaparras p/ ressaltar o sabor! Espetacular tia!!

Molhinho de mostarda em fase de preparação

Detalhe do saleiro e pimenteiro!! Muito fresquinho Caca, só vc!!


O Hadoque

O camarão seladinho, só pra finalizar no forno, 

 


O perfume do hadoque tava na casa inteira! Pense na combinação do defumado com gruyere fundido e camarão de quebra...todos gratinando...nossaaaa ainda bem que tem essas datas p/ gente se jogar ..rsrs ainda mais quando é a mãe que faz!!...conhece o ditado casa de ferreiro espeto de pau? Raro sentar e fazer uma refeição completa e desse tipo então...e ainda por cima só tendo feito o patê...é uma benção!! 
Acho que não tem nada que eu goste mais do que cozinhar em familia, sentar à mesa por horas, conversando, comendo bem...eu vivo p/ isso...
Gratinado, pelando, direto p/ mesa!

O Cuscuz

Merece uma postagem só pra ele né? Fala? E o azul com bolinhas brancas parece ser o tema da Páscoa, rsrs de novo ele aqui...rs!! Molhadinho!!!

A Mesa




Boa foto heim Caru!?

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Almoço de Páscoa - Domingo

Fomos almoçar na casa da minha prima neste domingo de Páscoa, a casa dos meus pais está pintando...a sala inteira descascada e a cozinha de cabeça p/ baixo...pintar a cozinha no sábado... coisas do meu pai...rsrs!! E sexta já tinhamos ido à casa dos meus avós, muito trabalho pra eles irmos de novo! Bom, resolvido, casa da minha prima Carlota.
Pra ninguem ter trabalho dividimos as tarefas (confesso que eu num fiz nada além de um pate de beterraba com wassabi). Esse cor-de-rosa aí da foto..rs...já ta tudo na metade..quase num consigo tirar a foto, esfomeados!!
 

Detalhe pra caixinha dos palitos da Fiat Lux

Minha tia, mãe da Carlota, fez um cuscuz de peixe, com mexilhões, pode? Pode!! Até leite de coco tinha no tal do cuscuz! Leve, úmido, muito bem temperado!!

Jajá vamos desinformá-lo, rsrs! Mas enquanto isso minha mãe prepara o prato dela, hadoque defumado com gruyere e camarões, pode? Nossaaaaa que delicia!!! Num dá p/ num comer muitooo nessa familia!! A mulherada como sempre na cozinha, só fofocando, e as panelas no fogo!

Olha o hadoque ai embaixo, só esperando o gruyere e os camarões p/ ir ao fonro!


Num refratário, colocamos o hadoque, o camarão já selado, e o gruyere derretido com creme de leite fresco e temperos da mama...tem que cobrir tudo de molho e levar p/ gratinar!! Espetacular, rápido de fazer!!
Enquanto eu, minha, tia, minha mãe e minha outra prima, Loryen, estávamos na cozinha, a Carlota e a Caru (minha irmã) montaram a mesa!  A familia tava inspirada!!

Almoço de Páscoa - Sexta-Feira

Na sexta fomos comer bacalhau na casa dos meus avós!
Minha vó "forrou" uma assadeira de agata, azul de bolinhas brancas...que pena que eu num tirei fotos, vcs não imaginam o que é a assadeira...um azul cobalto com bolas grandes brancas...com aquele lugarzinho p/ segurar nas extremidades!! Muitooo linda!!
Mas voltando ao bacalhau....assadeira forrada com pães franceses em rodelas grossas, com casca e tudo, regadas ao azeite. Bacalhau em tenros pedaços foram distribuidos e intercalados com folhas de couve enroladinhas como um bouquet, tomates, batatas, cebolinhas, azeitonas pretas e ovos cozidos! Perfeito!! Se desmanchava em lascas!
E o pão? Segundo minha vó é para evitar que o bacalhau grude no fundo ...e o que que era aquele pão?? Embebido em azeite e em todos os liquidos que se soltaram de todos os ingredientes do prato! Espetacular!! QUE PENA QUE NÃO TIREI FOTO...
Vó vc é uma inspiração!!!